A integração dos canais de vendas no varejo

Fica claro que daqui por diante o mercado varejista precisará estar atento e preparado para o imenso avanço da tecnologia, onde o consumidor quer acesso as facilidades proporcionadas pelos meios digitais. Apenas reclamar e não buscar adequação geralmente é a pior atitude e pode inviabilizar muitos negócios.
Imagem: pt.shopify.com

Hoje não é mais a questão de vender pela internet ou apenas no meio físico, o consumidor está atraído pela possibilidade por exemplo de escolher o produto no meio digital e retirar direto na loja física mais próxima, ou ir até a loja, após ter analisado o produto pela loja virtual, tirar dúvidas com o vendedor frente a frente, efetivar a compra pelo seu Smartphone e pedir para receber a mercadoria na sua casa. Isso é trabalhar com canais de vendas integrados, atendendo os vários perfis de consumidores. 

A tendência no varejo é trabalhar o conceito Omnichannel, que trabalha todos os canais da empresa de forma integrada, exemplo semelhante ao citado no parágrafo anterior, quando um cliente está na loja física, ele pode utilizar seu Smartphone e entrar na loja virtual, escolher o produto, realizar o pedido tirando mais algumas dúvida com o vendedor e optar por receber o produto em casa, ou seja, todos os canais da empresa estão interligados oferecendo uma experiência positiva ao consumidor. 

As empresas que trabalharem com a integração de seus canais de vendas, tem como vantagem atender os diferentes gostos dos clientes, com isso, aumenta a probabilidade de fidelização, pode atrair novos consumidores, melhorar a imagem da marca (desde que o processo seja bem feito), aumenta as vendas, entre outras vantagens possíveis.

Mas para trabalhar o conceito de integração é preciso muito planejamento, investir em tecnologia e treinamento, além de testar e avaliar constantemente o processo, pois se engana quem acha que é algo fácil. É preciso como dito anteriormente, criar condições de uma experiência positiva ao consumidor, para que ele goste e volte a negociar com sua empresa e indique para seus amigos.

Omnichannel é o conceito mais interessante, mas nem sempre viável, por isso, os conceitos Multichannel e Crosschannel podem ser avaliados como opção, importante é cada empresa que atua no varejo encontrar a melhor forma, ou a forma viável para seu negócio, mas não deixar de oferecer opções aos seus clientes, do contrário, é provável a perda de competitividade em uma intensidade variável, conforme características específicas de cada negócio. 

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