Importância do marketing digital para o agronegócio e agricultura familiar nos dias atuais

Marketing digital pode fazer toda diferença para as marcas do meio rural.


O atual cenário está acelerando a entrada de muitas marcas do agronegócio e também da agricultura familiar no mundo digital. Já vinha ocorrendo a conscientização dos setores sobre a importância das marcas estarem onde seus clientes estão. 


Estar onde seus clientes, ou potenciais clientes estão, essa é a questão principal, pois as marcas precisam interagir com quem compra, com quem forma opinião, com quem decide ou influência no processo. 

Com a pandemia do Covid-19, muitas marcas estão tendo que investir tempo e dinheiro para melhor posicionar seu negócio no ambiente virtual, estão tendo que aprender como se relacionar com os clientes em um canal novo para muitos, muito do que está ocorrendo nesse momento, deve permanecer pós-coronavírus. 

Nesse contexto ganha importância cada vez mais os conhecimentos na área de marketing digital, mesmo aquelas empresas do agronegócio com melhores condições financeiras, assim como, aquela pequena agroindústria familiar, precisam buscar alternativas e conhecimentos para fortalecerem suas marcas no ambiente on-line.

Algumas dicas é possível deixar aqui nesta postagem, veja algumas sugestões que deixo para os interessados no assunto refletirem: 

1 - Avalie a possibilidade de ter um site, blog e/ou redes sociais. É através destes canais que você fará sua marca estar presente no ambiente virtual. 

2 - Utilize seus canais digitais para mapear e identificar tendências, com isso, você poderá visualizar oportunidades e ameaças ao seu negócio.

3 - Pesquise sobre seu publico alvo, entenda seu comportamento, suas preferências, quais conteúdos ele mais gosta de acessar... com as informações coletadas, faça um planejamento de quais conteúdos tem maior possibilidade de agradar o seu público.

4 - Se prepare para produzir conteúdo para abastecer seu canais digitais, pois, não existe marketing digital sem conteúdo. Os conteúdos podem ser em forma de texto, imagem, vídeos, áudio, ou um misto deles (geralmente recomendado).

5 - Leia muito, estude sobre a produção de conteúdo, pois será fundamental para o sucesso do seu marketing digital. Geralmente os clientes ou potenciais, não estão no primeiro momento procurando as características do seu produto ou serviço, então, produza conteúdos que eles estão buscando na internet como por exemplo: importância da utilização de fertilizantes ... em determinada cultura; benefícios do consumo de determinado produto; 7 motivos para realizar determinado serviço ... enfim, primeiro atraia os clientes atuais/potenciais, mostre que você ou sua marca são referência no tema, mostre que você pode ser a solução para um problema, e no futuro ele (cliente potencial) vai querer negociar. 

6 - Capte contatos de potenciais clientes, uma boa estratégia é realizar um processo de troca, por exemplo: oferecer um "conteúdo rico" em troca de algumas informações captadas do potencial cliente, para isso, pode-se utilizar a oferta de um e-book, uma consultoria, a participação em um webinar, etc. 

7 - É aconselhável quando for realizar a captação de contatos na web, não pedir muitas informações no primeiro contato, pois isso afasta muitas pessoas, que ficam receosas de passar informações pessoais e isso é perfeitamente compreensível. Então, inicialmente é aconselhável pedir apenas o nome, e-mail e quem sabe um número de telefone. 

8 - No marketing digital busca-se obter relevância nos mecanismos de busca como o Google, com isso, seu site ou blog, pode ter muito fluxo orgânico de potenciais clientes. Mas em alguns casos é recomendável que seja feito impulsionamento de sua marca, isso quer dizer, que seja pago para que seu conteúdo chegue até o seu público alvo.

9 - Conforme o item anterior, pode ser necessário investir algum recurso para obter os resultados desejados, então, uma das primeira questões que eu sugiro, é ter um orçamento para o marketing, isso facilita em muito o trabalho, pois assim, é possível melhor planejar e executar as ações. 

10 - Uma questão importante no marketing digital é a prova social, ou seja, se tiver clientes que possam dar depoimentos positivos sobre sua empresa, marca, produto/serviço... será de extrema importância, porém, nunca tente criar depoimentos falsos, pois isto além de antiético, também pode gerar grandes prejuízos para sua marca. 

11 - Sempre falo para meus alunos e recomendo que façam exercício de criar cenários, que tentem imaginar como o ambiente de negócio de cada uma estará daqui alguns meses e anos, de preferência baseado em dados atuais, mas buscando ter uma visão de futuro e com isso, criar um planejamento para no mínimo três situações, uma positiva, uma mais realista e uma pessimista. Nesse exercício é possível ver oportunidades e ameaças e melhor se preparar para elas.

12 - Comentei sobre canais de marketing digital que as organizações podem fazer uso, deixei para citar um canal muito importante e que alguns podem estar esquecendo de dar a devida atenção, falo do e-mail, este é de fundamental importância no marketing digital na maioria dos casos. O e-mail é fundamental para enviar conteúdos, ele ainda é acessado com frequência pela maioria das pessoas e por isso deve ser cuidado com muito carrinho. 

O marketing digital é mais complexo do que o exposto neste texto, mas este conteúdo serve para refletirmos sobre alguns aspectos importantes para as organizações, no que diz respeito a sua presença no mundo virtual, que certamente estará mais valorizado após período de quarentena que estamos passando. 

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