Macela: Conheça mais sobre essa planta medicinal

 A Macela ou Marcela é uma planta medicinal muito lembrada na semana de Páscoa e tem potencial para melhorar sua saúde.


Os benefícios da Macela são vários, os mais conhecidos são os de melhorar a digestão e perturbações gástricas como: dor de estômago, gastrite, cólicas, diarreias e como preventivo para úlceras. Estudos mostram que a planta possui outros efeitos benéficos para saúde humana como analgésico, anti-inflamatório e antiespasmódico.

Foto: arquivo do autor

A planta também foi estudada e mostrou potencial para baixar os níveis de glicose no sangue, algo importante para quem luta contra diabetes, os estudos foram realizados utilizando o extrato aquoso da planta, porém, sempre que você tiver algum problema de saúde, busque orientação médica, inclusive para saber se pode utilizar plantas medicinais na complementação de eventuais tratamentos. 

Além dos benefícios relatados acima, também já foram realizados estudos que demonstraram que a planta tem capacidade para combate de vírus e tumores, além de estimular o sistema imunológico. Mas atenção, o consumo da planta não é recomendada para pessoas portadoras de doenças autoimunes. 

Estudo realizado pela Universidade Federal do Ceará no fim da década de 80, comprovou através de estudos químico-farmacológicos com os capítulos florais da planta de Marcela (Achyrocline satureioides) que a planta possui efeito antidispépticos, antidiarréicos, e hepatoprotedores. 

Existe uma tradição muito forte aqui no Rio Grande do Sul de colher a Macela na madrugada da sexta-feira santa, pessoas costumam sair campo a fora buscando encontrar a planta para coleta e posterior secagem. Muitos procuram as plantas nas beiras de estrada, porém, é preciso observar que nesses locais é bem possível que as plantas carreguem algum tipo de poluição gerado pelo alto fluxo de veículos que emitem poluentes. 

Uma preocupação de muitos, é que a colheita desordenada e o avanço das lavouras estão diminuindo a população da planta, então o cultivo apresenta-se com uma boa alternativa. Se você tem interesse em obter mais informações técnicas sobre a planta passo aqui um link para uma Circular Técnica da Embrapa . Também na sequência deixo algumas dicas de colheita, secagem, armazenamento e preparo do chá.

Colheita:

Não arranque a planta inteira, evite colher plantas localizadas muito próximas das entradas e prefira colher pela parte da manhã.

Secagem:

Faça a secagem na sombra, em local arejado. Geralmente a planta seca de forma rápida levando de uma a três semanas, dependendo da umidade da planta e do clima. Para secar pode pendurar em forma de ramalhetes na sombra, por sobre sobre telas ou sobre toalhas, e evite que as plantas peguem poeira.

Armazenagem:

Após seca, a planta deve ser armazenada em recipientes que protejam o produto da luz e principalmente da umidade, uma boa opção são os vidros, mas cuide para que eles estejam bem esterilizados para evitar contaminação. 

Preparo do chá:

Pode ter variações, mas uma forma de preparar é usar uma colher (de sopa) rasa com a planta, para uma xícara de água quente. Misture a planta na água quente e tampe a xícara por cerca de 5 min, depois pode beber quente ou fria, em um tempo máximo de 2 horas, pois com o tempo o chá pode ir perdendo propriedades. 

Para finalizar, lembro que a Macela é conhecida pelos seus princípios medicinais e desde o ano de 2002 é considerada a planta medicinal símbolo do Rio Grande do Sul, e além de todos os benefícios para nossa saúde relatados nos parágrafos anteriores, também tem efeito calmante, usada para controle da insônia e ansiedade, algo muito importante para os dias atuais.

E você, conhece algo mais sobre a Macela?  pode comentar e contribuir na postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-commerce: algumas vantagens e riscos

Campanha para Associação Recriando a Vida de Erechim

Principais arrependimentos de quem sabe que tem poucos dias de vida