Práticas integrativas e complementares: o que são e para que servem.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.



As PICS podem ser divididas em três grandes grupos:

Terapias corporais: envolvem o uso do corpo para promover a saúde e o bem-estar. Exemplos incluem:


Práticas meditativas e integrativas: envolvem a atenção plena e a meditação para promover a relaxação e o equilíbrio emocional. Exemplos incluem:

Terapias complementares: envolvem o uso de plantas medicinais, alimentos funcionais, homeopatia e acupuntura. Exemplos incluem:

As PICS podem trazer inúmeros benefícios para a saúde física, mental e emocional, ajudando na prevenção de doenças, no controle de sintomas, na melhora da qualidade de vida e no aumento da sensação de bem-estar.

É importante ressaltar que as PICS não substituem o tratamento médico convencional, mas atuam como uma complementação valiosa.


Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-commerce: algumas vantagens e riscos

Campanha para Associação Recriando a Vida de Erechim

Principais arrependimentos de quem sabe que tem poucos dias de vida