Mercado de trabalho para o profissional de Marketing
Atualmente vivemos em uma sociedade capitalista, extremamente consumista, onde, as empresas para sobreviver precisam inovar, seja na oferta de produtos, seja, na prestação de serviços de alta qualidade, nesse cenário o profissional de marketing assume importante papel. Para as empresas manterem-se competitivas, precisam entender os seus consumidores, atender suas necessidades e fideliza-los.
Os conhecimento passados nas universidades devem proporcionar aos futuros profissionais, condições de entender o ambiente em que irão trabalhar e ter condições de assimilar novos conhecimentos aplicáveis ao trabalho que se apresenta para ele desenvolver. Os profissionais de mercadologia estão sendo mais conhecidos, principalmente nos últimos anos e o mercado de trabalho vem crescendo.
Segundo a Associação Brasileira de Marketing Direto, o setor praticamente duplicou seu faturamento nos últimos cinco anos, ultrapassando a marca dos R$ 12 bilhões, com um aumento médio anual de 11,3%, muito superior ao crescimento do PIB nacional.
A cada nova marca lançada, a cada empresa inaugurada, há um profissional da área envolvido, seja nas pesquisas de opinião que orientam o desenvolvimento dos produtos, no planejamento das campanhas de venda, na avaliação do desempenho dos produtos no mercado ou ainda na análise dos resultados comerciais.
As funções são variadas, podendo ocupar cargos de gerência, chefia, planejamento, consultoria ou de assessoria. Geralmente trabalha lado a lado com os publicitários, e muitas vezes as duas profissões se confundem, sendo que alguns cursos se propõem a oferecer formação para as duas carreiras.
O profissional de marketing pode atuar em diferentes ramos: empresas privadas, órgãos públicos, empresas de consultoria, ong’s, assessoria política, assessoria pessoal, agências de propaganda. Por isso encontra vagas em diversas regiões do país, principalmente nas cidades de médio e grande porte.
As oportunidades de trabalho variam muito de região para região, pois, a profissão ainda não é muito conhecida em algumas dessas regiões, isto ocorre principalmente em cidades menores, onde grande parte das empresas ainda são familiares, passadas de geração para geração, envolvendo em muitos casos aspectos culturais. Cabe aos próprios próprios profissionais de marketing e as instituições de ensino, desenvolver ações para conquista desses mercados.
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