Erechim e a coleta de lixo
Estamos morando (eu, minha esposa e meu futuro filho) desde dezembro de 2014 em Erechim, alugamos uma casa para nos estabelecer e a partir dai começamos a nos adaptar a nova moradia. Até o momento estamos felizes e pensando seriamente em estabelecer morada permanente nesta cidade.
Um aspecto que chamou atenção inicialmente foi o sistema de coleta de lixo.Como nunca fui avisado pela imobiliária sobre o funcionamento da coleta, nos primeiros dias parte do lixo não foi carregado. Logo fui pedir informação para os vizinhos, que me informaram sobre a existência de coleta seletiva, fato positivo que logo tratamos de nos adaptar.
Resolvi procurar a legislação vigente sobre o tema lixo em Erechim, já que apesar de achar excelente o cumprimento da legislação maior que prevê que todos os municípios venham a ter coleta seletiva, eu verificava que algumas lixeiras coletivas estavam repletas de sacos de lixo que nunca eram carregadas. Dai verifiquei que a legislação sobre o assunto é bastante ampla e comecei observar que muitas residências não estavam de acordo com o previsto Decreto 3.161 .
Acredito que seja necessário aumentar os esforços para informar a população sobre a coleta seletiva e também para conscientizar as tantas pessoas que ainda não aprenderam que não deve-se largar lixo nas vias públicas e nas áreas de mata. Lixo deve ser coletado e destinado adequadamente e isso é um dever de todos, tanto do poder público, quanto de todos os cidadãos. Uma boa dica é ler o Decreto 3.161 nele é possível entender melhor como deveria funcional a questão do lixo no município de Erecnim/RS.
Comentários
Postar um comentário