Mentoring! o que é ?
Como muitos outros termos utilizados na administração, o termo Mentoring é um termo da língua inglesa que significa algo do tipo "mentoria", "tutoria" ou "apadrinhamento", consiste basicamente em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. Este processo não inclui apenas orientações e debates sobre assuntos de trabalho.
A pessoas que assume o papel de "tutor" dentro das empresas é alguém que tem vasta experiência profissional naquela área de trabalho que se propõe a ajudar outro que tem menor experiência. Este processo facilita o aprendizado do profissional mais jovem, algo muito benéfico não apenas aos profissionais envolvidos, mas também para as empresas que podem obter melhores resultados.
Nas empresas o mentoring geralmente é atribuição do departamento de recurso humanos, que prepara a substituição de profissionais que estão chegando ao fim de suas carreiras o pretendem buscar novas colocações na empresa, ou mesmo por outros motivos. O mentoring também é utilizado em outros ambientes, como nas escolas onde alunos com dificuldades é ajudado por um tutor.
O mentoring tem maiores probabilidades de êxito quando o relacionamento entre as partes evolui ao longo do tempo, fazendo com que o tutor e o que recebe o conhecimento tenham uma comunicação mais eficaz.
O tutor ou mentor é alguém que está na mesma área de atuação, ou em cargo superior, esta pessoa servirá como um espelho para os que estão aprendendo. Esse processo deve estimular aos novatos a busca pelo crescimento profissional.
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