Marketing nos serviços - começando pelo simples
Ações simples podem fazer a diferença positiva que sua empresa de serviços precisa para ser reconhecida e alcançar os objetivos....
Para muitos (as) empreendedores (as) do setor de serviços o tema marketing pode parecer complexo. Encontrar formas de fazer seu negócio ser reconhecido, ter fluxo de clientes, gerar negócios viáveis e de o retorno esperado, é um busca contínua e demanda preferencialmente de um bom planejamento.
O marketing parte de entender o comportamento dos consumidores e buscar posicionar a sua marca, seu produto/serviço na mente das pessoas, para que elas quando pensem em buscar uma solução para seus desejos ou necessidades, avaliem sua proposta como a melhor alternativa, capaz de fazê-lo ter uma boa experiência.
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay |
Quando uma empresa de serviços busca investir em marketing é comum surgir dúvidas sobre oque fazer, por onde começar, alguns buscam assessoria especializada, outros, com menos recursos, procuram com seus próprios recursos organizar algo para atrair e conquistar clientes. Também tem aqueles que preferem deixar a "vida me levar" e não planejam, apenas vão fazendo algumas ações conforme vão surgindo as situações.
Importante lembrar que marketing e vendas não são a mesma coisa, porém, eles estão ligados e precisam ser pensados de forma articulada, nesse sentido é importante os empreendedores dedicarem tempo para o planejamento de marketing, com isso, será possível otimizar recursos, agregar valores, atrair consumidores e torná-los clientes.
Claro que o tipo de ação de marketing pode variar muito de um para outro tipo de serviço, mas nesse post, trago alguns pontos que já devem ser de conhecimento da maioria, que são simples e que fazem toda diferença, porém, muitos esquecem ou mesmo nunca pararam para refletir quanto são importante para seu negócio. Vou trazer algumas ações simples e que na maioria dos casos faz toda diferença e não precisa de recursos elevados.
1 - Aparecer nos mecanismos de busca da internet:
Sim, ser encontrado nos mecanismos de busca da internet, e aqui sito o principal que é o Google é de extrema importância para maioria dos prestadores de serviços, cada dia mais as pessoas estão conectadas e pela facilidade buscam informações na internet para basear suas decisões de consumo, seja de serviços ou de produtos. Então, não deixe de ter um cadastro no Google Meu Negócio e de mantê-lo atualizado, também pode ter seu site ou blog, ou quem sabe uma ou mais redes sociais, porém, veja quais você conseguirá manter atualizadas.
2 - Mantenha um ponto físico de atendimento agradável
Se a presença digital nos dias atuais é importante, não podemos esquecer que muitas empresas de serviços também possuem seus pontos físicos, então, precisamos tornar esses locais atrativos e aproveitar cada metro quadrado para tornar a experiência do consumidor/cliente a melhor possível. Observe a sinalização, que a pintura do local esteja de acordo com seu negócio, que tenha um cheiro agradável ou não tenha cheiro nenhum, que seja bem iluminado...
Uma questão que nós seres humanos temos e que é primitivo, é de evitar lugares que inconscientemente nos possam parecer inseguros, por isso, a importância de construir e manter um local de atendimento que passe tranquilidade, para isso, observe todos os detalhes possíveis, como estacionamento coberto, local bem iluminado, som ambiente, local de espera confortável...
3 - Atendimento adequado
Por incrível que pareça, uma das principais reclamações das pessoas ainda é a percepção inadequada dos consumidores quanto ao atendimento prestado por empresas e autônomos. Ao mesmo tempo que isso é um problema, apresenta-se aqui uma grande oportunidade em diversos tipos de serviços para que você se destaque e ganhe mercado.
Em grande parte das situações o que é preciso fazer é mostrar empatia, mostrar que se importa com a outra pessoa, que seu serviço é uma alternativa para melhorar a qualidade de vida daquela pessoa ou da família dela, não esquecer que todos (as) gostam de ser vistos (as), de ser chamadas(os) pelo nome, de receber um sorriso verdadeiro, de receber um bom dia, de receber uma ligação ou visita para saber se está satisfeito com o serviço prestado ou se precisa de algo... são ações simples, mas que em muitos casos fazem toda diferença e precisam apenas de planejamento para acontecer.
4 - Pós venda
Sim, nos serviços podemos pensar no pós-venda, não sei se você concorda !?
Pense um pouco, como você se sente quando um médico lhe liga depois de alguns dias para saber se você está bem? Ou o pintor da sua casa lhe faz uma visita para ver se a pintura ficou boa ou se precisa de algum ajuste? ou você recebe uma ligação da escola do seu filho para saber se ele está conseguindo fazer as tarefas de casa de forma adequada? ... bom, se você achou um exagero essa pergunta, reflita se não temos aqui uma grande oportunidade de conquistarmos mais clientes, fazendo algo positivo para essas pessoas. Mas claro, tudo isso demanda planejamento e um pouco de recursos, mas é provável que esteja ao alcance da maioria.
Teria muito mais questões para serem trazidas para este post, mas o objetivo é simples, provocar a reflexão de que podemos melhorar muito nossos negócios na área de serviços com ações simples e que em muitos casos é o que de fato toca o "coração" das pessoas e fazem elas lembrar de você e seus serviços.
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