E-commerce: algumas vantagens e riscos

 Investir ou não em um e-commerce? eis a questão!


De forma direta o E-commerce é a comercialização eletrônica, refere-se as transações comerciais realizadas pela internet, totalmente online.


Quando a comercialização for de produtos físicos, existe as etapas de logística e entrega que não são virtuais, mas em muitos casos, estas são acompanhadas de forma online também.

Nos dias atuais é importante diferenciar dois tipos de categorias de comércio online, são eles: e-commerce e Marketplaces. No caso do e-commerce geralmente se trata de uma loja virtual própria, onde o proprietário comunica e comercializa seus produtos/serviços. Já o marketplace é como um shopping virtual, onde vários lojistas apresentam e comercializam seus produtos/serviços em um site único.

Importância de ter um e-commerce 

Para investir em algo é preciso visualizar alguma vantagem, ou seja, é preciso perceber que esse investimento vai lhe ajudar no atingimento de algum objetivo, nesse sentido ter um e-commerce pode ser muito interessante, mas é preciso estudar caso a caso, pois necessita de recursos e avaliação do retorno.

Entre algumas possíveis vantagens posso destacar:

1 - abrir um canal de marketing e vendas para um novo público e também para seus atuais clientes. Lembrando que a cada dia mais pessoas estão no mundo online e ficando mais tempo;

2 - ampliar o alcance dos seus produtos/serviços e da sua maca, pois a internet lhe possibilita ir a lugares antes não pensados;

3 - lhe traz muitos dados que podem ser transformados em informações úteis para o planejamento e gerenciamento do seu negócio;

4 - tem potencial de gerar bons negócios se bem gerenciado, não apenas com as vendas online, mas também agregando aos pontos físicos de comercialização quando existir.

Podem existir várias outras vantagens de se investir em um e-commerce, mas é preciso sempre uma análise detalhada do seu negócio e dos seus objetivos, pois ao abrir um novo canal de comercialização e interação com os clientes atuais ou potenciais clientes, também é necessário qualificação do atendimento e do processo logístico, visto que são novas exigências de um consumidor que espera uma boa experiência comercial.

Alguns riscos de se investir em um e-commerce

Como quase tudo na vida nem tudo são flores, no e-commerce também existem riscos que devem ser levados em conta na hora de tomar a decisão de investir ou não no comércio eletrônico, veja alguns:

1 - golpes e fraudes: infelizmente nesse meio também existem pessoas mau intencionadas que buscam burlar os sistemas para obter vantagens ilícitas;

2 - invasão e comprometimento de dados: Quando você coleta dados de terceiros também fica responsável de guardá-los de forma segura e vazamentos pode comprometer a sua empresa de várias formas;

3 - indisponibilidade de produtos na loja: é preciso um bom controle na disponibilidade da loja, para não ter problema na entrega, gerando insatisfação nos clientes;

4 - não obter o retorno financeiro planejado: por mais que planejemos e sigamos o plano, as vezes as coisas não sai como pensamos e isso deve ser levando em conta, por isso, avalie esse risco.

Existem outros riscos que precisam ser levados em conta no planejamento de um e-commerce, por isso, importante antes de investir, buscar orientações com profissionais da área, para melhor entender e se precaver.

Entre vantagens (oportunidades) e riscos (ameaças), é sem dúvida uma excelente possibilidade para impulsionarmos nossos negócios em um ambiente que independente de crises ou não, vem crescendo todo ano, e que caiu no gosto dos consumidores.


Forte abraço!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Buxinho - Informações e orientações

Visita técnica ao centro de distribuição da Natura em Canoas/RS e a vinícola Aurora em Bento Gonçalves

Práticas integrativas e complementares: o que são e para que servem.